UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL COM AS REDES SOCIAIS


Com o avanço da tecnologia e a necessidade de dinamizar as formas de comunicação, as redes sociais ganharam e vêm ganhando, ainda hoje, cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas. Entretanto, algumas maneiras de utilizar essas plataformas acabam gerando, ao invés de benefícios, prejuízos aos usuários.

A prática da exposição do dia a dia nas redes pode ocasionar problemas de autoestima e crises emocionais em quem, de alguma forma, busca alcançar essa “vida perfeita” que muitas pessoas costumam apresentar nas redes sociais. A busca pelo “corpo ideal” e um padrão de beleza cada vez mais excludente e fantasioso faz com que as redes sociais sejam ambientes de frustração e sensação de incapacidade.

Além de terem se tornado espaços de exposição, as redes sociais também abriram margem para debates sociais e compartilhamento de ideias, muitas vezes, dando voz a quem, antes, não era ouvido(a). É fato que, para a construção de um ambiente democrático e pluralizado, as opiniões devem ser ouvidas e debatidas de forma respeitosa e empática. Porém, o predomínio de algumas ideias em detrimento de outras também vem se tornando um grande problema nas redes sociais.

A “cultura do cancelamento” vem se tornando cada vez mais comum: quando as ações ou opiniões de alguém não correspondem às expectativas da maioria, essa pessoa acaba sendo alvo de críticas destrutivas e de linchamento virtual, sem nem mesmo ter oportunidade de fala ou escuta. Ou seja, não há construção de ideias, e quem é criticado acaba passando por um profundo processo de rejeição.

Contudo, nem só malefícios são extraídos a partir dos recursos oferecidos pelas redes sociais. A partir dessa aproximação virtual, as pessoas podem encontrar, umas nas outras, formas de superar suas dificuldades e construir novos relacionamentos, ou, até mesmo, contribuir para a construção de novas ideias.

Como quase tudo na vida, essas plataformas precisam ser utilizadas com moderação e cuidado. Não se esqueça, porém, que, quando o assunto é saúde mental, ninguém melhor que um profissional da área para te ajudar. Por isso, não hesite em pedir ajuda, caso precise.


Compartilha o nosso infográfico com os amigos e família!







#JR #justiçarestaurativa #CNV #COVID #coronavirus #ufersa #extensaouniversitaria #fiqueemcasa #empatia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARTILHA NOVEMBRO: PARA ALÉM DOS TEMPOS DE CRISE

ACESSO À JUSTIÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA

CARTILHA SETEMBRO: JUSTIÇA RESTAURATIVA E COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA