MANTENDO RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS DURANTE A PANDEMIA


A união da vida acadêmica e profissional com o núcleo familiar, bem como o convívio direto e diário podem ocasionar conflitos, o que é natural. Todavia, é importante procurar formas de lidar com eles, buscando o diálogo, a empatia e o respeito. Por conta disso, esta semana trouxemos para vocês um exemplo de Círculo Restaurativo.

A metodologia restaurativa, pautada nos sentimentos interpessoais, é um mecanismo para amenizar os conflitos emergentes e em curso, pois busca compreendê-los, respeitá-los e, por fim, superá-los.

No círculo apresentado, falamos sobre a conexão familiar. Isso porque é com a família que temos passado mais tempo. Neste diapasão, Kay Pranis afirma que os seres humanos são uma equalização de diferentes emoções. Por conta disso, nosso bem-estar é determinado pela qualidade dos nossos relacionamentos. Dessa forma, estar atento àqueles que nos cerca é uma excelente forma de lidar com situações mais delicadas.

Além disso, é necessário valorizar os indivíduos e criá-los em ambientes de apoio, cuidado e atenção, valorizando sua presença. Pranis complementa que tudo isso favorece o desenvolvimento da empatia através da competência emocional que é uma das principais habilidades para construir e manter relacionamentos positivos.

Neste período de pandemia, busque manter relações positivas para fortalecer os laços e, ao final deste isolamento, estar mais próximo da sua família e consciente das necessidades emocionais do seio familiar.

Fique atento às nossas próximas publicações para saber mais sobre atividades a desenvolver, para amenizar os efeitos socioemocionais negativos, neste período de pandemia.


Compartilha o nosso infográfico com os amigos!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARTILHA NOVEMBRO: PARA ALÉM DOS TEMPOS DE CRISE

ACESSO À JUSTIÇA EM TEMPOS DE PANDEMIA

CARTILHA SETEMBRO: JUSTIÇA RESTAURATIVA E COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA